comunicação de risco

[1]
1. Como posso estar exposto à escopolamina?
- A escopolamina é muitas vezes usada em ambientes noturnos, como festas e discotecas, com o objetivo de praticar roubos, assaltos e violações.
- A escopolamina pode ser facilmente adicionada a bebidas, comida, cremes, perfumes ou então soprada para a cara da vítima.
2. Quais os comportamentos da vítima após ser drogada?
- A vítima fica à mercê das ordens do assaltante devido ao bloqueio do seu livre arbítrio.
- Este tipo de consumo não apresenta sinais exteriores evidentes.
- Caso suspeite que foi drogado, pode simular (enquanto estiver consciente) desmaio e convulsões, sintomas característicos de uma sobredosagem de escopolamina. Assim, poderá chamar à atenção, facilitando a intervenção médica e o tratamento da intoxicação.

[2]

[3]
3. Como provar que fui vítima?
- O início do efeito da escopolamina é muito rápido, e pode durar até algumas horas.
- No dia seguinte, a vítima não se lembra de nada e como a escopolamina é rapidamente eliminada do organismo, é muito difícil comprovar o consumo da mesma através de análises toxicológicas.
- Por vezes, a escopolamina é misturada em bebidas alcoólicas, de forma a mascarar a sua presença nas análises toxicológicas.
4. Como me proteger?
- Em festas ou discotecas, nunca abandome a sua bebida nem aceite bebidas de estranhos.
- Não deixe entrar desconhecidos em sua casa sem identificação.
5. Em Portugal, devo preocupar-me?
- O uso de escopolamina para roubos e assaltos não é comum em Portugal, mas sim na Colômbia.
- Apesar disto, deve praticar as medidas de prevenção já referidas, já que existem muitas outras drogas usadas com fins semelhantes.
Referências Bibliográficas:
[1] - OffExploring (2013). "The Devil’s Breath, The World’s Scariest Drug!." Acedido em 07/06/2015, de http://media.offexploring.co.uk/photos/backpackersing/photos/021013125350-scopolamine.jpg
[2] - Do More Good Deeds! (2014). "World’s Deadliest Drug." Acedido em 07/06/2015, de https://domoregooddeeds.wordpress.com/2014/06/11/worlds-deadliest-drug/
[3] - Felipe Indexnet (2015). "O que é exatamente a amnésia?." Acedido em 07/06/2015, de http://felipeindexnet.blogspot.pt/2015/01/o-que-e-exatamente-amnesia.html