top of page

uso terapêutico

Em Portugal, é comercializada apenas sob a forma de brometo de butilescopolamina, com o nome comercial Buscopan®, em comprimidos ou em solução injetável [1]. O uso de butilescopolamina em detrimento da escopolamina deve-se ao fato da butilescopolamina, devido à amina quaternária, ser mais polar, o que faz com que não atravesse tão facilmente a barreira hemato-encefálica, tendo, desta forma, menos efeitos secundários centrais [2].

 

O Buscopan pertence ao grupo dos antiespasmódicos, sendo usado para o alívio da dor ou do desconforto abdominal associado a espasmos do trato gastrointestinal [3].

Brometo de Butilescopolamina [4]

Devido à sua semi-vida curta no plasma e efeitos adversos dependentes da dose (alucinações e reações menos graves como vertigens, boca seca, sonolência), o uso clínico de escopolamina por via oral ou parentérica é limitado. Para minimizar a alta incidência de efeitos secundários foram desenvolvidos formas de libertação transdérmica [2].

 

A escopolamina foi o primeiro fármaco a possuir este tipo de forma farmacêutica disponível comercialmente, surgindo em 1981, desenvolvida pela Novartis® e conhecida como Scopoderm TTS® Esta forma consiste num adesivo multicamada que se coloca por trás da orelha e contém um reservatório de 1,5 mg de escopolamina que vai libertando 5 mg/h por um período de três dias. Este adesivo é eficaz no enjoo de movimento, bem como na prevenção de náuseas e vómitos pós-cirurgia [1]. Apesar de eficiente, esta forma farmacêutica não é comercializada em Portugal [1].

Scopoderm TTS® [5]

Referências Bibliográficas:

[1] - Infarmed. "Consulta de Medicamentos: Butilescopolamina." Acedido em 27/05/2015, de http://www.infarmed.pt/genericos/pesquisamg/pesquisaMG.php.

[2] - Renner, U. D., et al. (2005). "Pharmacokinetics and pharmacodynamics in clinical use of scopolamine." Therapeutic Drug Monitoring 27(5): 655-665.

[3] - Infarmed (2015). "Folheto Informativo: Buscopan." Acedido em 28/05/2015, de http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?

[4] - Wikipédia (2015). "Butylscopolaminbromid." Acedido em 28/05/2015, de http://de.wikipedia.org/wiki/Butylscopolaminbromid?uselang=pt.

[5] - Strande Arcade Pharmacy (2012). "Scopoderm TTS Patches 2." Acedido em 28/05/2015, de http://www.strandarcadepharmacy.co.nz/p/389335/scopoderm-tts-patches-2.html.

bottom of page