top of page

Ação farmacológica

A escopolamina é um antagonista dos recetores colinérgicos muscarínicos, pelo que tem uma ação anti-colinérgica (parassipaticomimética) [1].

 

Como resultado da estrutura relativamente apolar e boa solubilidade lipídica ocorre absorção gastrointestinal quase completa e rápida e passagem da barreira hemato-encefálica, demonstrando profundas ações sedativaamnésica e antiemética. Assim, a escopolamina é adequada para pré-anestesia e como anti-emético [1].

Midríase e Ciclopegia

Aqui,o músculo esfíncter da íris e o músculo ciliar do olho estão paralisados. As funções oculares podem ser prejudicadas até 7-12 dias quando a escopolamina é administrada localmente. Após administração oral ou parentérica, os problemas visuais podem surgir lentamente e também são revertidos lentamente. Além disso, apenas um pequeno efeito sobre a pressão ocular é descrito após administração oral ou parentérica. No entanto, em pacientes com glaucoma de ângulo estreito, a aplicação sistémica de escopolamina pode induzir um perigoso aumento da pressão ocular [1,2].

Inibição da secreção

A escopolamina provoca também inibição da secreção glandular. Esta inibição manifesta-se principalmente nas glandulas salivares, originando xerostomia, e no epitélio gástrico, o que diminui a secreção de suco gástrico. No tracto respiratório, a escopolamina provoca secura das mucosas da boca, nasofaringe, brônquios e bronquíolos. Na pele, quando administrada por via intravenosa, diminui a secreção das glândulas sudoríparas, reduzindo, assim, a sua resposta galvânica [1,3].

diminuição do tónus do músculo liso

A escopolamina diminui o tónus do músculo liso ao longo do trato gastrointestinal, diminuindo, assim, a velocidade do processo de digestão. Estes efeitos podem influenciar a absorção após administração oral e limitar a biodisponibilidade oral da escopolamina. Tal como acontece no trato gasttrointestinal, ocorre uma diminuição da motilidade do músculo liso das vias respiratórias, levando, assim, a uma diminuição da resistência das mesmas. A tonicidade, a amplitude da uretra e as contrações da bexiga podem ser reduzidas após a aplicação de escopolamina, portanto esta é contra-indicada em pacientes com uropatia obstrutiva [1,4,5].

Referências Bibliográficas:

[1] - Renner, U. D., et al. (2005). "Pharmacokinetics and pharmacodynamics in clinical use of scopolamine." Therapeutic Drug Monitoring 27(5): 655-665.

[2] - LookForDiagnosis.Com (2014). "Midríase." Acedido em 01/06/2015, de http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Midr%C3%ADase&lang=3.

[3] - Kurpis (2015). "Treatment for dry mouth." Acedido em 01/06/2015, de http://www.kurpisdentistry.com/dry_mouth_treatment.html

[4] - PiuBenessere.It (2014). "Medicina Tradizionale Cinese: il polmone." Acedido em 01/06/2015, de http://www.piubenessere.it/medicina-tradizionale-cinese-polmone/

[5] - Science & Technology News Since 1998 (2012). "Autistic Children Have Different Gastrointestinal Bacteria." Acedido em 01/06/2015, de http://scitechdaily.com/autistic-children-have-different-gastrointestinal-bacteria/

bottom of page